Foto: Beto Albert (Diário)
Maio se aproxima e com ele, a ida de Rodrigo Decimo à Câmara para a fala tradicional de abertura do Ano Legislativo. Não chega a ser um clima hostil, e de inhapa o único que fala é o prefeito. Mas não faltam cascas de banana espalhadas pelo Palacete da Vale Machado.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Ainda que nos bastidores, não é improvável que, embora empossado há apenas quatro meses, seja cobrado por temas recorrentes e por enquanto sem solução.
Fonte do Legislativo apresentou à coluna uma lista de problemas que seguem existindo e alguns até crescendo. Vários decorrem, por sinal, de questão maior: as dificuldades financeiras já admitidas pelo Executivo. Mas a relação inclui, por exemplo, a licitação do transporte coletivo, plano de recuperação da pavimentação, crise da água e relações com a Corsan, remoção de famílias da área do Jockey Club.
Há mais, inclusive a já icônica reforma previdenciária. E tudo normalmente tendo um enérgico Alexandre Vargas, governista, como cobrador e um líder do governo, Givago Ribeiro, “se virando nos 30” para responder. E isso sem falar, para fechar, na reposição salarial obrigatória, e que nem está na lista de demandas a serem tratadas imediatamente. Pooois é.
TRIPÉ DO EDIL
Luiz Fernando Cuozzo Lemos vai mesmo candidatar-se à Assembleia, pelo PDT. Deverá replicar, no trololó eleitoral, a agenda que o ocupa no parlamento municipal, a partir do tripé educação, esporte e defesa da causa animal. Aparentemente desconexos, os temas escolhidos, na verdade, atingem em cheio o público que o professor do Centro de Educação Física da UFSM buscou atingir (e conseguiu) na campanha de 2024.
“QUERIDINHO DA UFSM”
Com bom trânsito entre estreantes e veteranos no Legislativo, o perfil do noviço Cuozzo Lemos, chamado também de “o queridinho da UFSM”, tem agradado ao público interno do Palacete da Vale Machado: age (até aqui) com independência. Faz críticas ao governo municipal e aos rumos da prefeitura, mas também não se mostra como tendo “procuração” para defender quem quer que seja. Por enquanto tem funcionado.
QUEM VAI COM...
Dá-se como certa a adesão de Eduardo Leite ao PSD. Por conta disso, já começaram as especulações sobre quem vai acompanhar o governador. Em Santa Maria, por exemplo, é correto dizer que o tucanato inteiro, no que toca às lideranças, também vai virar pessedista. O prefeito atual, Rodrigo Decimo, e o anterior, Jorge Pozzobom, estão na lista. Assim como o presidente do PSDB, Guilherme Cortez, e o vice, Alexandre Lima.
...EDUARDO LEITE
Há uma dúvida em relação aos vereadores. Os três tucanos, Admar Pozzobom, Givago Ribeiro e Lorenzo Pichinin, em princípio só poderão trocar de partido sem risco de perder o mandato se o PSDB desaparecer, na anunciada fusão com o Podemos. Antes disso, não. A menos que sejam liberados, o que parece improvável, por uma nova direção do partido, a ser nomeada. Até lá, é só pensar. Mas não agir.
PARA FECHAR!
Diferente do que a coluna sugeriu, Valdeci Oliveira não concorre sozinho à presidência do PT/RS, em 6 de julho, com eventual 2º turno no dia 20. Há ao menos outras quatro candidaturas postas a serem definidas até 9 de maio. A saber, com as respectivas correntes: Julio Quadros (AE), Sofia Cavedon (DS), Stela Farias (Resistência Socialista) e Thiago Braga (Movimento PT).